ENIE 2018

Congresso > Palestrantes

 

 

 

Anderson Konescki Fernandes

Diretor da Konescki Fernandes Engenharia

 

Engenheiro Eletricista e Pós-Graduado em Segurança do Trabalho (UDESC); Projeto e Análise de Sistemas de Potência pela ETAP Brasil; Especialista em Interpretação e Aplicação da NR 10 Instalações Elétricas, NR 12 Máquinas, e, NR 20 Áreas Classificadas; Especialista na Interpretação da NFPA 70E - STANDARD for Eletrical Safety in the Workplace, e, IEEE 1584 Guide for performing arc-flash hazard calculations. Atuou como Engenheiro de Segurança do Trabalho na TUPY S.A; Responsável pela elaboração do Prontuário e Relatório Técnico de Instalações Elétricas, conforme NR 10 para empresas como Schulz S.A., Wetzel Coorporativo, CLÊ BRASIL – ACELOR MITAL, Porto de Itajaí, Porto de Navegantes, Buddmeyer, Air Products – SFS e Termotécnica Catarinense (Plásticos); Estudo de Energia Incidente nas empresas Schulz S.A, Grupo Menegotti, Grupo Rudnick. Autor de Artigos e Palestrante na IEEE sobre Estudo de Energia Incidente e Arco Elétrico; Legislação de Segurança no Trabalho no Brasil.

 

  29 de agosto | 11h45 | As patologias das instalações elétricas, os acidentes de trabalho e os incêndios prediais VEJA

 

 

André Konescki Fernandes

Diretor da Konescki Fernandes Engenharia

 

Engenheiro Civil e Pós-Graduado em Segurança do Trabalho (Sociesc); Especialista em Sistemas de Prevenção, Detecção e Alarme de Incêndio, Reforma predial; Estudos de carga incendiária e Projetos Preventivos de Combate de Incêndio. Coautor com publicação na IEEE sobre Estudo de Energia Incidente e Arco Elétrico.

 

  29 de agosto | 11h45 | As patologias das instalações elétricas, os acidentes de trabalho e os incêndios prediais VEJA

 

 

Antônio Roberto Panicali

Consultor da Proelco

 

Engenheiro Eletrônico pelo ITA; MSc. PhD. pela University Of Illinois; Professor Adjunto da Poli-USP; Consultor no CPqD-Telebrás, Lab. Antenas e EMC. Atualmente é consultor responsável da Proelco: EMC/SPDA/Aterramento.

 

  29 de agosto | 16h00 | Correntes e campos eletromagnéticos dentro de prédios atingidos por raios VEJA

 

 

Arthur Rangel Laureano

Engenheiro de Produção Eletricista da Celesc Distribuição

 

Engenheiro Eletricista com habilitação em Engenharia de Produção pela UFSC e especialista em Logística pelo Senac Florianópolis. Possui experiência em Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção, atuando principalmente nas seguintes áreas: eficiência energética, medição e verificação de performance, manutenção industrial, logística e transporte ferroviário.
Atualmente trabalha na área de Pesquisa & Desenvolvimento e Eficiência Energética na Celesc Distribuição S.A., exercendo principalmente atividades de identificação de potencialidades de economia de energia elétrica, elaboração e gerenciamento de projetos e chamadas públicas no âmbito do Programa de Eficiência Energética regulados pela ANEEL.

 

  29 de agosto | 16h45 | Programa Bônus Eficiente – Promovendo a eficiência energética no segmento
  de força motriz
VEJA

 

 

Carlos Gustavo Castelo Branco

Professor da UFC

 

Possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará. Desde 2002 desenvolve projetos de P&D na área de Fontes Ininterruptas de Energia (UPS) isoladas em alta e baixa frequência, Conversores estáticos de Alta Potência, Sistemas de Energia Fotovoltaica, Acionamentos de Máquinas e Geração Eólica. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC atuando nas disciplinas de Instalações Elétricas Prediais e Industriais.
Atua também como consultor técnico na área de Instalações Elétricas, Qualidade de Energia, Eficiência Energética, Energias Renováveis, Eletrônica de Potência, Proteção de Sistemas Elétricos de Potência e Sistemas Elétricos. É palestrante na área de Engenharia Elétrica e membro do IEEE, Cigré, SOBRAEP.

 

  28 de agosto | 16h45 | Discussão e análise de esquemas unifilares empregados em instalações elétricas
  de data centers
VEJA

 

 

Caroline Daiane Raduns

Professora da Unijuí

 

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente é professora titular no curso de Engenharia Elétrica da Unijuí. Com experiência na área de engenharia elétrica atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de instalações elétricas, segurança em instalações elétricas e segurança contra incêndio.

 

  29 de agosto | 9h45 | Medidas de proteção contra incêndio em sistemas fotovoltaicos VEJA

 

 

Cláudio Sérgio Mardegan

Diretor da EngePower

 

Atualmente é Diretor da EngePower; membro Sênior do IEEE; Chair de dois capítulos do Buff Book (Ground Fault Protection e Overcurrent Coordination; participa ativamente no IEEE, I&CPS e IAS. Membro de vários working groups tais como 3003.1 (Green Book – Aterramento), Generator Grounding, Surge Protection, DC Team, Protection, Forensics,etc; revisor de paper do IEEE e Associated Editor com vários papers publicados no IEEE e outras revistas; ministra treinamentos de proteção e seletividade em sistemas elétricos industriais (94 edições), Subestações (29 edições), Harmônicos, Qualidade de Energia (10 edições) e outros. Também é autor do livro Proteção e Seletividade em Sistemas Elétricos Industriais, patrocinado pela
Schneider.

 

  28 de agosto | 9h45 | Arco elétrico: energia incidente e seletividade das proteções VEJA

 

 

Daiana Antonio da Silva

Pesquisadora de Pós-Doutorado da IEE-USP

 

Graduada em Engenharia Elétrica pela UFMT e especialista em gerenciamento de projetos – Práticas do PMI pelo Senac/Campinas em 2012. No mesmo ano obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp e em 2016 o título de Doutora em Engenharia Elétrica pela mesma instituição. Realizou em 2013 estágio doutoral no laboratório de alta tensão da Universidade de Tampere - Finlândia por seis meses. Em 2015 fez doutorado sanduíche durante na Universidade de Cardiff - País de Gales. Em 2017 passou 3 meses no laboratório de alta tensão do Instituto de Pesquisa da Suécia em Boras para acompanhamento e estudo dos métodos de calibração de equipamentos de alta tensão. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado FAPESP no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP).

 

  28 de agosto | 14h00 | Desempenho de pararraios poliméricos de distribuição sujeitos à umidade VEJA

 

 

Edson Bittar Henriques

Consultor da Consultoria Edson Bittar

 

Engenheiro Eletricista pela Unesp/FEIS e pós-graduação em Energia e Automação pela Poli/USP. Atualmente é proprietário de uma ME de engenharia, atuando em consultoria, assessoria de obras e perícia técnica. Com experiência desde 1986 em gestão, consultoria, assessoria e execução de projetos elétricos, dimensionamentos e estudos de sistemas elétricos e automação nos setores de saneamento, óleo e gás, mineração, siderurgia, papel e celulose e energia. Participação na comissão de estudos da evolução da NBR 5410 da ABNT.

 

  28 de agosto | 11h00 | Tempo de seccionamento automático para proteção contra choque em condição de falta
  (contato indireto) – Análise e prescrições normalizadas
VEJA

 

 

Edson de Assis Custódio

Assessor de Engenharia do Banco do Brasil

 

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) no ano de 2011. Atualmente é funcionário do Banco do Brasil onde atuou por 4 anos como Assessor de Engenharia na área de Operação e Manutenção de Datacenter’s e há 2 anos na área de Projetos e Obras de Datacenter’s. Tem especial interesse na área de proteção de sistemas elétricos de potência, eficiência energética e automação de sistemas elétricos.

 

  28 de agosto | 16h00 | Modernização do sistema de proteção do data center do Banco do Brasil VEJA

 

 

Edson Martinho

Diretor Executivo da ABRACOPEL

Diretor Técnico da Lambda Consultoria

 

Engenheiro Eletricista com especialização em Marketing e docência do ensino superior; fundador e Diretor Executivo da ABRACOPEL; autor de livro e-book e vários artigos técnicos publicados em diversas mídias; colunista de dois portais e uma revista técnica; Coordenador Geral do ESW Brasil desde 2013; Consultor de empresas; Diretor do Grupo Lambda e Coordenador da CE003:064-12 – Segurança com Eletricidade

 

  28 de agosto | 9h00 | Sua instalação elétrica é segura? Os números mostram que não VEJA
     
 

  28 de agosto | 16h45 | Os quatro passos para mitigação dos problemas de qualidade da energia elétrica –
  Custo x investimento

VEJA

 

 

Estellito Rangel Junior

Consultor

 

Engenheiro Eletricista com experiência em sistemas e equipamentos elétricos especiais para a indústria do petróleo; Presta assessoria em classificação de áreas, adequação às normas Regulamentadoras, revisão de projetos industriais e realiza inspeção detalhada em áreas classificadas, emitindo laudo completo para a correção de não-conformidades.

 

  29 de agosto | 9h00 | Instalações elétricas como causa de incêndios: identificação dos riscos VEJA

 

 

Guilherme Eugênio Filippo Filho

Colaborador do Programa de Mestrado da Unesp-Guaratinguetá

 

Exerceu o cargo de Professor dos departamentos de Energia e Engenharia Elétrica da FEG/UNESP Guaratinguetá) entre 1981 e 2015;
Foi Vice-diretor e Diretor da FEG/UNESP de 1996 a 2004; Foi Membro do Conselho Deliberativo do Centro Paula Souza; autor dos livros: Motor de Indução (2° edição, 2013); Comandos Elétricos (2014); Bombas, Ventiladores e Compressores (2015); Gestão da Energia (2018)

 

  29 de agosto | 14h00 | Gestão do consumo da energia elétrica aplicando preceitos da ISO 50001 VEJA

 

 

Hélio Eiji Sueta

Chefe Substituto da Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético da IEE-USP

 

Engenheiro Eletricista formado pela Escola Politécnica da USP; Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica (EPUSP).
Atualmente Chefe Substituto da Divisão Científica de Energia e Ambiente do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEEUSP).
Foi chefe da Seção Técnica de Altas Correntes por mais de dez anos onde se especializou em ensaios de curto-circuito e interrupção de altas correntes de equipamentos elétricos de potência. Desenvolveu a sua tese de doutorado na área de proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. Participa em comissões de normalização, sendo o secretário da CE 64.10 (Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas) e também de certificação de produtos. É representante brasileiro na IEC (TC 81 – Lightning Protection).

 

  29 de agosto | 18h00 | Uma análise das normas em elaboração na CE do COBEI/ABNT VEJA

 

 

Jéssica Monteiro da Silva

Graduanda pelo Cefet-RJ

 

Graduada como técnica em eletrotécnica pelo Cefet-RJ e finalizando o curso de Engenharia Elétrica também pelo Cefet-RJ.
Dez anos de experiência atuando na área de elétrica, primeiramente como desenhista e depois como Desenhista Projetista executando projetos de detalhamento onshore, offshore e de infraestrutura. Possui experiência profissional nas empresas Promon Engenharia e Sandech Engenharia.

 

  28 de agosto | 11h45 | Projeto de instalações elétricas utilizando BIM
  (Building Information Modeling) na ferramenta Revit MEP
VEJA

 

 

João José Alves de Paula

Gerente de Tecnologia do Produto da General Cable

 

Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica no ramo de condutores elétricos há 34 anos, responsável técnico de várias empresas multinacionais fabricantes de condutores elétricos. Atua nas áreas de Engenharia do Produto, Engenharia de Aplicações, Engenharia de Processo, Desenvolvimento de Produto e Controle da Qualidade e nas áreas de normatização, principalmente na ABNT.

 

  28 de agosto | 14h45 | Dimensionamento de cabos para cargas cíclicas ou variáveis VEJA
     
    29 de agosto | 9h45 | Comportamento de cabos elétricos sob condições de incêndio VEJA

 

 

Jobson Modena

Diretor da GUISMO Engenharia

 

Engenheiro Eletricista e Diretor da GUISMO Engenharia; Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT; Coordenador da CE que revisou o texto para a criação da ABNT NBR 5419:2015; Representante brasileiro no TC-81 (Lightning Protection) da IEC desde 2010; Instrutor do curso de proteção contra descargas atmosféricas da ABNT; Professor do curso de Pós-Graduação na FACENS, Sorocaba-SP; Palestrante no ICLP, SIPDA, GROUND e ILPS; Autor do livro Manual para utilização de DPS; Coautor do Guia Setor Elétrico de Normas; Coautor do livro “Instalações Elétricas” (5ª edição revisada, autor Ademaro Cotrim).

 

  29 de agosto | 18h00 | Uma análise das normas em elaboração na CE do COBEI/ABNT VEJA

 

 

José Cláudio de Oliveira e Silva

Engenheiro da APTEMC

 

Engenheiro Eletrônico trabalhou 18 anos na Ericsson Telecomunicações e 14 anos na Emerson Network Power do Brasil, nas áreas de tecnologia, projeto e desenvolvimento de produtos voltados à infraestrutura de telecomunicações e datacenters, no Brasil e no exterior. Especializou-se na área de compatibilidade eletromagnética (EMC), atuando em projetos e em análises e soluções de problemas em campo causados por interferência eletromagnética, descargas atmosféricas, aterramento, distribuição e qualidade de energia. Participou de estudos e pesquisas no Instituto de Pesquisas em Alta Tensão da Universidade de Uppsala, na Suécia. Participa de pesquisas no grupo de Eletricidade Atmosférica, o ELAT, no INPE. É membro de Comissões de Estudo do COBEI nas áreas de SPDA, EMC e instalações elétricas. Fundou a APTEMC no final de 2014, para oferecer serviços de análises, pareceres e treinamento em EMC. Há um ano trabalha na Embraer, com compatibilidade eletromagnética aplicada à aviação

 

  29 de agosto | 16h45 | Sobre a distância de segurança “s” como medida de proteção contra raios VEJA

 

 

Juliano Gonçalves

Diretor de Operações da Baur do Brasil

 

Engenheiro Eletricista com mais de 20 anos de experiência no setor elétrico, gerenciou áreas de Distribuição Subterrânea, Subtransmissão e Inovação na AES Eletropaulo e Performance Operacional para América Latina na AES Corp. (EUA). Pósgraduado em Administração (CEAG/FGV-SP) e Senior Leadership Program pela Darden University/USA. Green Belt e Lean Professional. Gerente responsável pelo maior projeto de enterramento de rede de energia elétrica da cidade de São Paulo.

 

  28 de agosto | 9h45 | Gestão centrada em confiabilidade de redes elétricas de média tensão VEJA
     
    30 de agosto | 9h45 | Redes subterrâneas na cidade de São Paulo - Estudo de caso VEJA

 

 

Marcelo de Almeida Barbosa

Diretor Técnico da Barbosa & Andrade Engenharia

 

Engenheiro Eletricista e Mestre em Sistemas Elétricos de Potência pela UFMG; Membro sênior do CIGRÉ e do IEEE. Com dezenas de trabalhos publicados em congressos e revistas; Engenheiro consultor em equipamentos e sistemas elétricos, especialmente subestações, PCHs e Parques Eólicos. Atualmente é Diretor Técnico da Barbosa & Andrade

 

  28 de agosto | 11h00 | Explosão de TPs em subestações – Influências do sistema de aterramento
  e ferroressonância
VEJA
     
    28 de agosto | 14h45 | Conversão de bancos de capacitores em filtros de harmônicas VEJA

 

 

Marcos Pontes

Astronauta brasileiro

 

Nascido em SP, em 1963, Marcos Pontes é Mestre em Engenharia de Sistemas, Engenheiro Aeronáutico, Piloto de Testes de Aeronaves e Astronauta Profissional Especialista de Missão. Além disso, atualmente trabalha como palestrante motivacional; Coach especialista em desempenho pessoal e profissional; Consultor técnico e especialista em segurança operacional. É empresário, Diretor de Operações da Agência Marcos Pontes Turismo de Aventuras, Diretor Técnico do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico, Embaixador das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes, Embaixador da Marca Integra Optics e Autor de quatro livros: “Missão Cumprida”, “É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade”, “O Menino do Espaço” e “Caminhando Com Gagarin”.

 

  30 de agosto |  16h00 – 17h30 | É possível! Como transformar seus sonhos em realidade VEJA

 

 

Miltom Shigihara

Engenheiro da IEE-USP

 

Engenheiro Eletricista pela EPUSP, Mestre em Energia e Doutor em Ciências pela USP. Atuou durante 10 anos como Engenheiro Eletricista da Seção Técnica de Altas Correntes do IEE-USP, onde realizou ensaios de curto-circuito e interrupções de altas correntes em diversos tipos de equipamentos elétricos. Atualmente realiza pesquisas relacionadas à alta tensão e descargas atmosféricas e é membro do CENDAT/USP

 

  29 de agosto | 14h45 | Investigação de efeitos das descargas atmosféricas em tanques de líquidos inflamáveis
  com domo geodésico de alumínio
VEJA

 

 

Normando Virgílio Borges Alves

Diretor de Engenharia da Termotécnica

 

Eletrotécnico, Eng. Civil, Eng. De Segurança, Diretor de Engenharia da Termotécnica Para-raios, com 34 anos de experiência na área de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Publicou centenas de artigos técnicos em revistas especializadas e diversos trabalhos técnicos em diversos congressos Nacionais e Internacionais. Membro da comissão que revisa a norma NBR5419 desde 1990. Palestrante e Instrutor de cursos de Proteção contra Descargas Atmosféricas a mais de 20 anos, com formação de milhares de alunos pelo Brasil afora.

 

  29 de agosto | 14h00 | Por que SPDAs não convencionais devem ser combatidos no Brasil? VEJA

 

 

Paulo Victor de Souza Borges

Professor do Cefet-RJ

 

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Cefet-RJ; Mestre em Engenharia Elétrica pela COPPE-UFRJ; Doutorado em Engenharia Elétrica em curso pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Experiência como Engenheiro da Promon Engenharia; Professor do curso de Desenho Industrial da UFRJ e Professor do curso de Engenharia Elétrica do Cefet-RJ. Atualmente atua como professor do curso de Engenharia Elétrica do Cefet-RJ unidade Nova Friburgo

 

  28 de agosto | 11h45 | Projeto de instalações elétricas utilizando BIM
  (Building Information Modeling) na ferramenta Revit MEP
VEJA

 

 

Roberto Krieger

Diretor da Krieger Engenharia

 

Graduado em Engenharia Elétrica - UDESC; especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho – UFSC; especialista em Engenharia Clínica – UFSC; Mestrado em Engenharia Elétrica - FURB.
Participou do grupo de trabalho GT10 da ABNT; Instalações Hospitalares da CE-03:064.01; Revisão da norma ABNT NBR 13534 – Instalações Elétricas em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde – Requisitos de Segurança; instrutor do curso de Instalações Elétricas em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde do Instituto de Engenharia de São Paulo; Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do CREA/SC, com mandato de 01/01/2013 a 31/12/2018; Coordenador Administrativo/Financeiro da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), seccional de Santa Catarina. Também é Consultor em instalações elétricas em EAS (Estabelecimentos Assistenciais de Saúde)

 

  28 de agosto | 14h00 | Segurança das instalações elétricas em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) VEJA

 

 

Sergio Roberto Silva dos Santos

Engenheiro Eletricista da Lambda Consultoria

 

Engenheiro Eletricista formado pela UFRJ, especializado na proteção contra sobretensões transitórias. Engenheiro da
Lambda Consultoria e instrutor do curso sobre Medidas de Proteção contra Surtos da Termotécnica Para-Raios. Atua nesta
área desde 1999, tendo participação efetiva nas comissões responsáveis pela elaboração das normas ABNT NBR 5410:2004,
NBR IEC 61643-1:2005 e NBR 5419:2015

 

  28 de agosto | 16h45 | Os quatro passos para mitigação dos problemas de qualidade da energia elétrica –
  Custo x investimento
VEJA

 

 

Silvia Maria Carneiro de Campos

Arquiteta da IRIS Luminotécnica

 

Atua no mercado de iluminação LED desde 2008, arquiteta especialista em iluminação LED, com pós-graduação em Iluminação e Design de Interiores e Master em Arquitetura & Iluminação. Trabalha como consultora de negócios, inteligência estratégica e relacionamento. Professora em cursos de pós-graduação em Iluminação e Projetos Luminotécnicos de diversos seguimentos. Certificada em Acessibilidade pela SMPD-SP é colaboradora no CB-40 comitê de acessibilidade na revisão da ABNT 9050/15 e do comitê CB-03 COBEI da ABNT; participou da revisão das normas ABNT 5101 (Iluminação Pública) e 5413(Iluminação de ambientes de trabalho, atual ABNT ISO/CIE 8995-1). Atualmente é colaboradora do grupo de projetos luminotécnicos do ABNT/CEE-134 – Comissão de Estudo Especial Modelagem da Informação da Construção (BIM) – Grupo de Trabalho sobre Componentes BIM

 

  30 de agosto | 14h45 | Iluminação paisagística e instalações segundo a norma 5410 VEJA

 

 

Vinicius Ayrão Franco

Diretor da Sinergia Consultoria

 

Engenheiro Eletricista e especialista em sistemas fotovoltaicos e em instalações elétricas de média e baixa tensão, com mais de 15 anos de experiência. Membro da comissão da ABNT da NBR 16.690 e atual relator da revisão da NBR 16.274. Autor do blog Vinicius Ayrão, onde escreve sobre assuntos técnicos referentes a eletricidade, sistemas fotovoltaicos e gestão de negócios. Vencedor do Prêmio de Jornalismo da Abracopel em 2017 com uma série de artigos sobre segurança em instalações elétricas de sistemas fotovoltaicos. Palestrante em eventos sobre sistemas fotovoltaicos e instalações elétricas e participações em Webinários do Programa Eletricistra Consciente.

 

  29 de agosto | 11h45 | Uso de otimizadores em sistemas fotovoltaicos comparados com o sistema tradicional VEJA